quarta-feira, 27 de maio de 2009

Guiúa Assinala Um Ano de Geminação com a Paróquia do Cristo Rei da Portela

Assinalamos no dia 1 de Junho, o primeiro aniversário da geminação com a Paróquia do Cristo Rei na Portela, em Portugal.
A paróquia de Santa Isabel assinala esta data publicando um pequeno vídeo onde se apresenta o centro de Promoção Humana do Guiúa, as famílias em formação durante este ano de 2009 e se documentam as actividades pastorais e de formação do centro.
É devido um especial agradecimento ao Grupo de Oração de Mães da Paróquia do Cristo Rei da Portela, pelo apoio dado ao projecto da Costura, graças ao qual cerca de 70 mulheres e jovens são instruidas neste ofício.
Mas o que queremos mesmo é dar-nos a conhecer à comunidade da Portela. Uma maneira de reforçar a nossa geminação e de criarmos pontes entre nós.
Bem hajam.

sábado, 9 de maio de 2009

Nova Biblioteca-Escolinha do Guiúa (ver vídeo)

Já está em construção o novo edifício da Biblioteca-Escolinha do Guiúa.
É um projecto ambicioso. Conhecendo bem a realidade em que estamos inseridos, identificamos há muito as dificuldades no conhecimento da língua portuguesa como uma das maiores fragilidades no desempenho escolar das nossas crianças. A ideia partiu também da necessidade de um espaço onde os alunos pudessem aceder aos manuais escolares cujos preços, proibitivos, impedem a sua aquisição.
Com o incentivo de alguns amigos e mesmo sem ter ainda todo o capital reunido, avançamos com a construção.
Renovaremos também a Escolinha do Guiúa. Para a maioria das crianças, este é o primeiro local de contacto com o Português, língua oficial do ensino obrigatório. Os resultados entusiasmaram-nos: Na escola primária, os alunos que vêm da escolinha têm melhor rendimento escolar.
Assim teremos uma escolinha ao lado da biblioteca. Pretendemos aproximar dos livros as crianças mais pequeninas. A futura biblioteca terá um espaço destinado aos mais pequenos com jogos didáticos, livros infantis e programação de actividades específicas. Ideias não faltam.
Agora é literalmente: Mãos à Obra.
Publicamos hoje pela primeira vez um vídeo da construção. A primeira imagem é da benção da primeira pedra, em Março e a última é já de Maio com a colocação do cimento sobre a pedra das fundações.
Decididamente esta biblioteca-escolinha, anima!!!