quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Parabéns P. Gabriel !!!!!!!!!!!!

Celebramos ontem o 45º aniversário
do P. Gabriel Casadei.

O P. Gabriel, missionário da Consolata, nasceu em Gambettola, em Itália.

Em Portugal, esteve em Fátima, durante dez anos, onde aprendeu a falar português, lingua em que se expressa perfeitamente. Está em Moçambique há cinco anos, primeiro em Nova Mambone e agora na paróquia de Santa Isabel do Guiúa. Exerce também neste momento funções de conselheiro do Superior de Moçambique.

Ao P. Gabriel cuja simpatia e disponibilidade é por todos reconhecida e admirada, desejamos as maiores felicidades e agradecemos o dom que é a sua vida.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Irmã Isabel despede-se do Guiúa

Decorreu ontem no Guiúa a cerimónia de despedida da irmã Isabel. A comunidade prestou-lhe uma emotiva homenagem comparecendo em peso, organizando uma celebração muito participada com cânticos e danças e oferecendo uma prenda, como agradecimento pelo seu contributo ao longo destes quase seis anos no Guiúa. No final da celebração seguiu-se uma longa sessão de cumprimentos.
A Ir. Isabel da Costa Xavier, nasceu a 6 de Junho de 1960, em Tete. Ainda adolescente entrou nas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria.
Fez a sua Profissão religiosa e tornou-se irmã, em 1980.
Trabalhou em diferentes missões em Moçambique - Lichinga, Beira, Xai-Xai, Tete - antes de ser enviada como missionária para o Burkina Faso, África Ocidental, onde trabalhou de 1993 a 2004.
Regressada a Moçambique, foi destinada à paróquia e Centro de Promoção Humana do Guiúa. Com grande inclinação para liturgia, sobretudo cântico e dança liturgica, prestou um importante serviço na formação das comunidades cristãs para a oração litúrgica bem celebrada e inculturada. Aqui no Guiúa, dedicava-se também à formação dos catequistas e à promoção da mulher.
A alegria e simpatia são marcas da sua presença, reconhecidas por todos os habitantes do Guiúa e também por quantos se cruzaram com ela.
É agora transferida para o Maputo onde, sem dúvida, continuará a render bons serviços à nova comunidade que irá abraçar.
À irmã Isabel um imenso obrigado em nome da comunidade do Guiúa.



terça-feira, 22 de setembro de 2009

A Futura Biblioteca-Escolinha já se vê no Google Earth

O Google Earth já nos fotografou. A biblioteca-escolinha está ainda sem o telhado, que já existe desde a semana passada. Mas vê-se perfeitamente.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Inauguração da Igreja de Malaissa

Inaugurámos ontem a capela de Malaissa. Trata-se de uma das comunidades da paróquia de Santa Isabel do Guiúa que conta com 60 famílias: 120 baptizados, 55 catecúmenos e 75 simpatizantes. É dedicada a São Matias Mulumba, um dos Mártires do Uganda. A nova capela foi construida em alevenaria com o contributo dos cristãos e da paróquia do Guiúa. Vem assim substituir a antiga capela, já pequena, construida em material local
A festa da inauguração foi precedida por uma procissão, benção da capela e celebração da Eucaristia. Reforçando a festa celebramos ainda a entrada de mais cristãos na comunidade, com a administração de 8 baptismos. Foram ainda celebrados 2 casamentos.
Sinais inequívocos de um percurso espiritual vivido e celebrado em comunidade.
Após a celebração houve almoço partilhado e tarde recreativa.


sábado, 19 de setembro de 2009

Biblioteca-Escolinha: Já chegaram as placas do telhado

Desvendamos um pouco o nosso vídeo mensal: Já temos telhado na biblioteca. Dentro de dias apresentaremos o novo vídeo, para que, de longe, todos possam acompanhar a obra.


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Jovens da Paróquia de Santa Isabel do Guiúa em Peregrinação

Jovens das comunidades de Macharre, Maunza, Ngala e Gumula, da Paróquia de Santa Isabel do Guiúa, fizeram peregrinação a pé até à comunidade de São Paulo de Mbenhane .
Cantando, rezando e meditando sobre a vida de São Paulo, caminharam 12 km. Foram acolhidos por esta comunidade, recentemente constituida e que surgiu fruto do dinamismo missionário suscitado durante o Ano Paulino.
Após o acolhimento celebrou-se a eucaristia a que se seguiu um almoço de confraternização e tarde recreativa.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Comunidades de Inhambane Festejam 800 Anos da Comunidade Franciscana

Neste Domingo, na Catedral de Inhambane, celebraram-se os 800 anos da aprovação da Regra de São Francisco pelo Papa Inocêncio III, em 1209A comunidade Franciscana está em festa: Frades Franciscanos; frades da Ordem Franciscana Secular, membros da Ordem Terceira Franciscana e ainda outros institutos franciscanos femininos presentes em Moçambique. A cerimónia comemorativa teve lugar na Catedral de Inhambane e foi dinamizada pelos Frades Menores, presentes em terras de Inhambane desde 1903. Animaram a cerimónia jovens dançarinas das comunidades de Inhamnbane entre as quais se conta a do Guiúa.
A celebração eucarística solene, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Adriano Langa, também ele frade franciscano, tal como o primeiro bispo desta diocese, Dom Ernesto Gonçalves da Costa.
A comunidade de Inhambane ofereceu aos Franciscanos uma estátua com uma imagem de São Francisco de Assis

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Jornada da Juventude das Paróquias da Vigararia Centro

Decorreu no passado Domingo em Cumbana, Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Jangamo. a Jornada da Juventude das Paróquias da Vigararia Centro. Participaram cerca de 1200 jovens da Dicocese de Inhambane: Maxixe, Jangamo, Homoine, Panda, Massinga, Mucodoene, Murrombene, Monguè e Guiúa.
Do Guiúa participaram mais de uma centena de jovens das diferentes comunidades da Paróquia de Santa Isabel. Alguns jovens vieram a pé no dia anterior percorrendo dezenas de quilómetros.
Presente o nosso Bispo D. Adriano langa que exortou os jovens a dar o melhor de si mesmos na construção de um Moçambique mais próspero e justo.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Novo Vídeo da Construção da Biblioteca-Escolinha

A nossa construção vai crescendo. Para ver a evolução é só clicar. Sigam atentos que todos os meses actualizamos o vídeo.
No próximo mês já se deve ver o telhado.