quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Missa de Envio dos Catequistas 2009

Celebramos ontem a missa de envio dos catequistas em formação durante o ano de 2009. Uma cerimónia bonita e emotiva. O Bispo de Inhambane, D. Adriano Langa, entregou uma Bíblia a cada casal de catequistas e foi-lhes também entregue um cruxifixo pelos párocos das suas paróquias de origem. A missa foi muito participada pela comunidade local e a liturgia foi muito bem preparada e animada. Os catequistas leram e prestaram juramento. No final, todos receberam um diploma e tiraram uma fotografia, com as respectivas famílias. A todos desejamos as maiores felicidades e uma fecunda acção evangelizadora.



terça-feira, 24 de novembro de 2009

Catequistas fazem Festa de Despedida

Neste Domingo, antecipando a eucaristia do envio dos catequistas em formação no Guiúa, durante o ano de 2009, realizamos a sua festa de despedida.
Após as celebrações dominicais, houve um almoço melhorado no refeitório do centro, não faltando um bolo para a sobremesa.
Depois do almoço foi a tarde recreativa onde as crianas puderam mostrar os seus dotes, logo seguidas pelos seus pais.
Generosamente os nossos catequistas não quiseram deixar de presentear a equipa missionária com ofertas simples que oferececeram em animado cortejo dançado e cantado.
Um dia de festa onde se celebrou este ano passado em formação. Um ano que reforçou os laços entre todos e onde se dá início à vida em missão de cada um dos catequistas, agora com ânimo redobrado.

Inaugurada Nova Capela em Malaissa 2 dedicada a Nossa Senhora da Consolata


quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Alunas do Curso de Costura Encerram Ano de Formação

Mais de meia centena de alunas terminaram o seu ano de formação em Costura. No Guiúa, organizamos uma cerimónia de encerramento que contou com as presenças do Inspector da Direcção Provincial de Educação, do Director da Escola Primária, da Equipa Missionária, Instrutoras, alguns encarregados de Educação e, claro, as próprias alunas.
O Inspector da Direcção Provincial de Educação discursou, sublinhando a importância dos cursos de formação profissional na vida das populações para a sua autonomia e subsistência.
Após esta cerimónia inaugurou-se uma exposição onde se apresentou uma grande variedade de trabalhos: Saias, camisas, bordados, toalhas e naprons
Os trabalhos ficarão à venda no Centro de Promoção Humana do Guiúa.
Alunas e professoras não cabiam em si de contentes e, envergonhadas, escondiam o orgulho da sua conquista.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Casal do Guiúa Reúne os 28 Afilhados

Este sábado, no Guiúa, o casal Joel e Maulina, reuniram e organizaram um retiro para os seus 28 afilhados. A paróquia de Santa isabel do Guiúa, associou-se e participou activamente nas actividades do dia.
A meio da manhã, celebrou-se a eucaristia e por fim os padrinhos ofereceram em sua casa, em Inhambane, um almoço a todos os seus afilhados.
Uma iniciativa bonita de um casal, também ele catequista, que contribui para o reforço dos laços de amizade e para uma saudável e alegre comunhão.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Um Ano Cheio de Coisas Boas - 1º Aniversário do Blog

Programas pastorais; Assembleia Pastoral Paroquial; Missa de Envio dos cartequistas; aniversários; Visita do Bispo de Inhambane a Lisboa; Curso de formação de catequistas; Eco em formato digital; Calendário Diocesano de Pastoral 2009; Comissões Diocesanas; Curso Anual de Catequistas tem início no Guiúa; Plano Pastoral 2009; Festa do Beato José Allamano; Professora Mariazinha recebe formação em educação pré escolar; Chegada de Novos Livros para a Biblioteca ; Plano Pastoral 2009; Cerimónia da Benção da Primeira Pedra da Nova Biblioteca; Vídeos sobre a construção da nova Biblioteca; Guiúa Assinala Um Ano de Geminação com a Paróquia do Cristo Rei da Portela; Centro do Guiúa e Diocese de Inhambane entram no Continente Digital: www.centroguiua.com; Curso Justiça e Paz Prepara Agentes Pastorais Para as eleições; Contentor da Associação Padre Mauro Calderoni chega ao Guiúa; Guiúa recebido em audiência por Maria Cavaco Silva; Festa de Santa Isabel; Assembleia Diocesana da Juventude; Inauguração da Igreja de Nyapapa; Encontro do Clero da Diocese de Inhambane; Livro de Receitas a favor do Guiúa; Voluntários em Acção no Guiúa ; Encontro de Casais no Guiúa; Ordenação de Domingos Mazive Jornada da Juventude das Paróquias da Vigararia Centro; Comunidades de Inhambane Festejam 800 Anos da Comunidade Franciscana; Jovens da Paróquia de Santa Isabel do Guiúa em Peregrinação;Biblioteca-Escolinha: Já chegaram as placas do telhado; Inauguração da Igreja de Malaissa ; A Futura Biblioteca-Escolinha já se vê no Google Earth ; Irmã Isabel despede-se do Guiúa ; Grupo da Infância Missionária invade o Guiúa num Domingo bem animado; Um ano de Colaboração com a Revista Fátima Missionária Online - Abrir o Livro da Missão; Casais de Catequistas de 2010 Vêm Conhecer o Guiúa ; Inauguração do núcleo de São Francisco de Assis de Manguele ; Inhambane presente no Sínodo em Roma

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Programa do Mês de Novembro de 2009

Calendário Pastoral
2/11: Sábado: Dia dos Defuntos: Missa no cemitério do Guiúa: Bênção e deposição de flores nas campas dos defuntos
7/11: Sábado: Avaliação dos Pré-Catecúmenos: Zona Guiúa: GUIÚA
8/11: Domingo: Missa na Comunidade de GUIÙA - Festa do núcleo da Beata Assunta - Entrada no catecumenado dos pré catecúmenos de Guiúa e Santa Bakhita
14/11: Encontro da Comissão Paroquial dos Jovens: Guiúa -Avaliação dos Pré-Catecúmenos: zona Maunza e Gumula: MAUNZA e NGUMULA
15/11: Domingo: Missa na Comunidade de MACHARRE
-Despedida das famílias de catequistas em formação das comunidades
- Entrada no catecumenado dos pré catecúmenos da Comunidade de Macharre
16/11: Encerramento da Escolinha: relatório das actividades e entrega dos diplomas
21/11: Bênção e inauguração da capela de Nossa Senhora da Consolata de MALAISSA 2
-Casamento de Atanasio Baptista e Clementina Tinga (Malaissa 2)
-Avaliação dos catecúmenos da Zona de Nhaduga: NHADUGA
22/11: Domingo: FESTA DE CRISTO REI: Missa em GUMULA -Entrada no Catecumenado dos pré catecúmenos de Gumula
24-26/11: ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
25/11: Missa de envio das famílias de catequistas finalistas: Guiúa
28/11: Missa no núcleo de Cristo Rei de Nhaduga
29/11: 1º Domingo do Advento: Início do Ano Litúrgico. Missa em NHADUGA -Entrada no Catecumenado dos pré catecúmenos de Nhaduga