quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Areia do Guiúa une a Paróquia do Cristo Rei da Portela à Paróquia de Santa Isabel

A Paróquia de Santa Isabel do Guiúa e a Paróquia do Cristo Rei, cuja geminação se celebrou em Junho de 2008, têm agora um novo elemento a reforçar a sua ligação.
No passado domingo, o Pe. Diamantino Antunes, de férias em Portugal, celebrou a Eucaristia na Paróquia de Cristo Rei.
Durante a celebração, em nome da comunidade do Guiúa, foi feita a entrega de uma vasilha de barro com areia recolhida no local onde os catequistas mártires do Guiúa foram assassinados. Areia recolhida na altura do massacre, em 1992 e que ainda se encontrava tingida pelo sangue derramado então.
Esta entrega simbólica, é um testemunho da determinação e da fé dos catequistas assassinados e é uma parte importante da história do Guiúa. Entregue nas mãos do pároco da Portela, o cónego António Janela, foi depois colocada no sacrário desta Igreja geminada com a Paróquia de Santa Isabel, onde agora existe também um pouco do nosso chão, do nosso sangue e da alma do Guiúa.

Amigos de Itália

Graças a Deus de muitos lugares nos chegam ecos dos que caminham connosco. Mensagens de incentivo, orações, gestos e dádivas que nos animam a prosseguir a missão, que nos impelem a querer fazer mais e chegar mais longe. São muitos os amigos que ao longo dos anos temos vindo a conhecer, que nos enriquecem e que não nos perdem de vista . Todos mantemos presentes, também nas nossas orações.
Durante o mês de Janeiro houve a oportunidade de, em Itália, podermos reencontrar tantos que connosco têm colaborado: a Associação Padre Mauro Calderoni de Lissone-Milão, que pontualmente envia contentores para o Guiúa com material para as diferentes missões da diocese de Inhambane; a Associação Voluntariado "Insieme" (AVI) de Montebelluna-Treviso e o nosso amigo Paolo Nai que nos tem ajudado em alguns projectos de construção. Ainda os nossos antigos colegas de seminário residentes em Itália, Domingos Ribeiro da Costa (Vittorio Veneto) e Joaquim Pereira Salvador/Quim-Zé (Roma) . As fotografias transmitem vários momentos de reunião e de encontro, a alegria de partilharmos o mesmo ideal: A missão.
A todos o reconhecimento da equipa missionária do Guiúa e a certeza reconfortante de nos sabermos juntos, na missão e na oração

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Famílias de Catequistas chegam ao Guiúa

São 14 as famílias de catequistas que chegaram ao Guiúa no passado fim de semana. Neste mês de Fevereiro iniciamos mais um curso de formação anual de catequistas e foi com alegria que no sábado e domingo vimos chegar as várias famílias oriundas de perto e de longe.Alguns casais vêm já daqui do Guiúa, outros das missões de Quissico, Mambone, Muvamba, Maxixe, Mónguè, Homoine outros ainda vêm de mais longe, Quelimane, percorreram 1500 kms até ao Guiúa, diocese de Inhambane. Com os casais vieram também os seus filhos. São muitas as crianças que virão habitar o nosso Centro de Promoção Humana durante este ano, quase 60. As mais velhas frequentarão a escola primária e as mais pequeninas irão integrar a escolinha. Os pais terão um plano de formação intensivo: -Formação teológico-catequética: Bíblia, Antropologia, Cristologia, Eclesiologia, Liturgia, Sacramentos, História da Igreja, Moral, Catequese. -Formação Humana: enfermagem, agricultura, pecuária, canto, economia, actualidade, etc. E formação Geral: história, geografia, matemática português, liderança. As mães estudam: Bíblia, costura, português, economia doméstica, enfermagem e puericultura. A todos desejamos um ano fecundo: de abertura e humildade para receber e de generosidade para dar. Ser receptivo ao outro, à novidade e ser transmissor dos dons de cada um. É este o desafio que agora, juntos, iniciamos.