sábado, 22 de fevereiro de 2014

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Aprender a ler

Já começaram as actividades lectivas do Centro de Promoção Humana do Guiúa. Todas as crianças, dos dois aos catorze anos, estão inseridas num programa de formação que vai desde o ensino pré-escolar, às aulas de reforço escolar para aqueles que ainda não sabem ler e àqueles que precisam de desenvolver a sua capacidade de leitura e interpretação de textos.
Aos sábados, na biblioteca, proporcionamos a consulta de todos os manuais escolares, da 7ª à 12ª classe, bem como outras obras para todos os interessados. Também ao sábado, são dadas explicações aos nossos alunos da secundária. Uma iniciativa que conta com o apoio de leigos voluntários vindos de fora, mas que cada vez mais queremos transferir para os bons alunos do Guiúa.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Maunza celebra Festa do Beato José Alamano




Este domingo, em Maunza, celebramos a Festa Litúrgica do Beato José Alamano. Antes da celebração eucarística, realizou-se uma procissão em memória do fundador dos missionários da consolata. A comunidade de Maunza, reuniu-se para festejar o padroeiro da sua capela, e depois da missa, houve almoço partilhado.





domingo, 9 de fevereiro de 2014

Pe Francisco Canhote é apresentado à comunidade do Guiúa

O Padre Francisco Canhote, diocesano de Inhambane, foi transferido da paróquia de Inhassoro e apresentado este domingo à comunidade do Guiúa. O P. Canhote já está integrado nas actividades do Centro, participando activamente na pastoral e na formação dos catequistas.

Voluntário da Adgentes chega ao Guiúa

Este domingo, Rui Teixeira, voluntário da Associação dos Leigos da Consolata, foi apresentado à comunidade do Guiúa.
O jovem voluntário, ficará  6 meses no Guiúa. As suas actividades incidirão prioritariamente na área da saúde, mas também na pastoral e no apoio á educação.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

1º Conselho Paroquial de 2014





Hoje, é dia de Conselho Paroquial, o primeiro de 2014. Na presença dos representantes de todas as comunidades da Paróquia do Guiúa, fizemos também a apresentação dos dois jovens voluntários, Giacomo Mantino, de Itália e do Rui Teixeira, de Portugal. 

Distribuição de Roupa às Famílias de Catequistas



Ontem distribuimos a roupa que recebemos da Associação P. Mauro Calderoni, em Lissone, Itália.
Depois de organizada, a roupa foi repartida pelas 12 famílias, de acordo com os seus agregados familiares. Foram mais de sessenta pessoas, que puderam beneficiar deste apoio da Associação Italiana,

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Reunião de Pais na Escolinha de Nhaduga

Esta semana, fizemos reunião de pais na escolinha de Nhaduga. 
As aulas começam já para a semana e tudo está preparado para receber cerca de 30 crianças que serão iniciadas no ensino pré-escolar.

Esta semana, o nosso Bispo, D. Adriano Langa, veio dar as boas vindas às 12 famílias de catequistas em formação. Uma a uma, todas se apresentaram e puderam conhecer o Bispo de Inhambane. Após a reunião com os catequistas, foi celebrada a eucaristia e entregue a cada um uma cruz que simboliza a sua entrada neste ano formativo.
Após a eucaristia houve um jantar participado por todos: D. Adriano Langa, os formandos e a equipa missionária.




domingo, 2 de fevereiro de 2014

Caras novas no Guiúa




Esta semana chegou ao Guiúa um reforço da equipa missionária, a Irmã Mafalda Queco, das Franciscanas Missionárias de Maria.
A irmã Mafalda veio de Xai-Xai e integra agora a comunidade de São Boaventura . Este domingo, foi apresentada  à comunidade do Guiúa

Também este domingo foi apresentado à comunidade o jovem Giacomo Mantino. Italiano de Busca-Cuneo, ficará entre nós três meses. Durante este tempo trabalhará e fará discernimento vocacional.

A todos, desejamos as boas-vindas.

Famílias de Catequistas chegam ao Guiúa


Já chegaram ao Centro Catequético do Guiúa as 12 famílias de catequistas que este ano terão formação anual. Vieram juntamente com as suas famílias das dioceses de Lichinga, no Niassa; de Tete; do Gurué e de Inhambane. Este domingo, após a eucaristia dominical, foram apresentadas à comunidade