quarta-feira, 29 de julho de 2015

Bênçãos na Comunidade São Francisco

Esta semana decorrem as bênçãos das casas e famílias da comunidade de São Francisco. É uma comunidade um pouco mais pequena e no primeiro dia, os Padres benzeram cerca de 55 famílias.
O nosso obrigado a todos os que nos acompanharam.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Bênçãos na comunidade de Macharre

Esta semana os missionários estão na comunidade de Macharre para benzer as famílias e casas dos paroquianos.
A comunidade acompanha os Padres com a cruz e cânticos de louvor.
É um momento desejado por estas famílias que anseiam por esta visita.
Que a Paz e a Alegria permaneça junto de Vós!!

Chegou mais um contentor da Associaçao P. Mauro Calderoni

Esta semana chegou mais um contentor à missão. Desta vez trazia bombas de extracção de água para os cristalizadores da salina dos missionários de Mambone.
Os nossos catequistas deram uma grande ajuda para descarregar o contentor.
Agradecemos mais uma vez à Associação do Pe. Mauro Calderoni e aos seus associados pela sua generosa dedicação!!
Estamos juntos!

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Férias do Crimildo

Durante três semanas tivemos o Crimildo connosco... Ao longo destes dias ele mostrou o que tem aprendido no seu curso de corte e costura e como está motivado para trabalhar. Costurou vários artigos, entre eles peças de roupa, lençóis, toalhas e outros acessórios em capulana.
Um verdadeiro artista. Já regressou para a sua escola para terminar o ultimo semestre do curso e brevemente voltará com o seu diploma!!!
Força e coragem para esta última etapa...

Jubileus de ouro e prata de vida religiosa

O Padre Andrea Brevi e o Padre Gabriele Casadei, assinalam, respectivamente os seus 50 e 25 anos de vida religiosa.
O Jubileu foi sublinhado na Eucaristia dominical, presidida pelo P. Andrea Brevi, e animada com os cantos e danças da comunidade de Guiúa. Na introdução, após a apresentação de todos os sacerdotes concelebrantes, o P. Diamantino Antunes, superior regional assinalou a vida dos dois festejados referindo:
"A história do P. Brevi confunde-se com o Guiúa, o Guiúa confunde-se com o P. Brevi. Aqui foi destinado em 1972, recém chegado a Moçambique, para o estudo da língua, tendo sido pároco por várias vezes. Sofreu o ataque de 13 de Setembro de 1987 e voltou novamente em 1992, tendo vivido na primeira pessoa o massacre dos catequistas. Na homília, o P. Andrea recordou quanto chorou e sofreu naqueles dias, sentindo um forte sentido de culpa que a pouco e pouco se está transformando em esperança e que será alegria definitiva no dia da beatificação dos mártires.
Referindo-se ao P. Gabriele Casadei, o superior regional, relevou no seu percurso a sua forte ligação à comunidade do Guiúa, e nela a sua entrega, a sua simplicidade, o forte sentido de acolhimento e a incomparável atitude de serviço. Dons que são para todos um testemunho e um exemplo.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Assembleia Regional Missionários da Consolata

Como é habitual, está a decorrer no CPHG a Assembleia Regional dos Missionários da Consolata. Este encontro tem carácter anual e convida todos os missionários da consolata que se encontram em Moçambique, a juntarem-se durante aproximadamente 7 dias.
Para além de tratarem diversos assuntos inerentes ao bom funcionamento do IMC é também um momento de encontro fraterno pois os missionários dirigiram-se do Norte, Centro e Sul do país até aqui. Este ano estão presentes 30 missionários, e a assembleia é dirigida pelo Superior Regional, Pe Diamantino Antunes. Será ocasião para fazer uma revisão da caminhada, olhando para o futuro com humildade e fé.

Equipa Missionária faz doceeeee

Para bem receber os Missionários da Consolata decidimos fazer doce de laranja... Em 1 hora conseguimos descascar mais de 300 laranjas... Aquilo que parecia ser um sacrifício, tornou-se uma actividade prazerosa feita em equipa!!
Modéstia à parte, o doce ficou muito bom...
Bom trabalho.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Festa Nª Sra Rainha Sta Isabel

Ontem celebrámos a festa da Padroeira da Paróquia do Guiúa. A festa teve início pelas 9h00 com a procissão do cemitério dos Mártires do Guiúa à igreja de Sta Isabel do Guiúa. O Pe Sandro Faedi presidiu a missa acompanhado pelos concelebrantes Pe Diamantino Antunes, Superior Regional, Pe Leonel Toledo e Pe Gabriel Casadei. Na celebração estiveram presentes todas as comunidades da paróquia. Durante a festa os paroquianos mostraram a sua alegria com muita devoção à Rainha Sta Isabel. Houve um almoço de confraternização com todas as pessoas. Posteriormente, os jovens prepararam uma peça de teatro para retratar a vida de Sta Isabel. No final, o povo quis agradecer através de cânticos e danças





.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Férias dos Seminaristas

Entre os dias 15 e 28 de Junho os seminaristas gozaram uns dias de férias. Na primeira semana, o CPHG recebeu a visita de dois seminaristas do propedêutico e, na segunda semana, contámos com a presença de três seminaristas de filosofia.  Ao longo destes dias, pudemos usufruir da sua companhia e bela ajuda no centro. Muito obrigada!! e voltem SEMPRE...