Este sábado, a equipa missionária do Guiúa despediu-se das familias dos catequistas.
Houuve um jantar com a presença de todos, crianças icluidas. No final, houve ainda tempo para a recreação.
Encerrou hoje o curso de costura do Guiúa. 13 senhoras e 6 crianças e jovens, puderam aprender durante o ano, os primeiros pontos e noções de corte e costura.
Houve tempo para entrega de um kit de costura aos finalistas e para visitar a exposição.
No domingo, diante de toda a comunidade, foi benzida a imagem de Nossa Senhora de Fátima que chegou de Portugal. A nova imagem foi uma doação do Sr. Delfim de Deus, paroquiano da paróquia do Cristo Rei da Portela que está geminada com a paróquia do Guiúa. Ao grupo de oração Beata Anuarite, foi confiada a função de cuidadores da imagem de Nossa Senhora.
As duas famílias de catequistas em formação no ano 2014, despediram-se ontem da comunidade. Estas famílias, de Tete e do Gurué, tinham actividade pastoral no Guiúa e preparam-se agora para o seu envio pastoral, já na próxima semana.
Este domingo, durante a celebração dominical, um grupo de 22 mulheres fez o seu compromisso missionário. Pertencem ao grupo Beata Anuarite e as suas actividades inscrevem-se no programa da Pastoral da Mulher
Depois da missa, houve almoço partilhado e recreação.
Este sábado, realizou-se no Guiúa o último Conselho Paroquial de 2014. Foi feita uma avaliação dos trabalhos de 2014 e preparado o próximo ano pastoral. Foi também tempo de apresentação de estatísticas e conta. Todas as comunidades estiveram presentes.
Em Nhaduga, no encerramento do ano escolar, houve até uma aula de Matemática.
As crianças receberam o seu diploma, chupa-chupa e os trabalhos realizados ao longo do ano e no fim todos beberam sumo e comeram mikati. Parabéns aos finalistas!
Em Nyapapa, a escolinha fez também a sua festa de encerramento com a entrega de diplomas.
Os alunos, demonstraram as suas aprendizagens e fizeram vários cânticos.
Este sábado a Escolinha do Guiúa fez a sua festa de encerramento. Os finalistas fizeram uma demonstração dos conhecimentos obtidos e receberam um diploma e um chupa-chupa. No final houve sumo e bolos para todos.
Hoje, dia dos fiéis defuntos, a missa foi celebrada no cemitério dos mártires. Evocou-se a memória daqueles que antecederam os catequistas de hoje e que na sua opção por um caminho de fé, encontraram a morte.
A comunidade trouxe também flores para benzer e proceder depois à sua deposição, junto às campas dos seus familiares.
Este fim de semana, os seminaristas da diocese de Inhambane, reuniram-se no Guiúa. No domingo, após a celebração da eucarista, despediram-se de toda a comunidade.
Esta manhã, os noviços da Consolata, despediram-se do Guiúa. Depois de três semanas de experiência pastoral, os noviços, acompanhados do seu mestre, agradeceram à comunidade de Guiúa pelo acolhimento e partem para Laulane, onde irão concluir o seu ano de noviciado.
Este sábado, jovens acólitos do Guiúa e de Inhambane, juntaram-se para troca de partilhas e de experiências. Tiveram ainda oportunidade de dialogar com um noviço da Consolata que aceitou o desafio de responder a várias perguntas que lhe eram colocadas pelos mais novos.
O Padre Rogélio Alarcon, missionário da Consolata, foi hoje apresentado à comunidade do Guiúa, onde integra a partir de agora a equipa missionária.
P Padre Rogélio é de nacionalidade Colombiana e esteve, até agora, destinado ao Niassa.
Parte do território fica no município de Inhambane: aldeias de Guiúa e Macharre e a outra parte no território do distrito de Jangamo: aldeias de Nyapapa, Nhaduga, Malaissa, Gilamba, Maunza, Ngala, Ngumula e Macovola. O Guiúa é também o centro escolar e sanitário de 12 aldeias, situadas num raio de 20 Kms.
Aqui se pretendem divulgar as suas actividades e aproximarmo-nos de todos os que querem estar perto, em Moçambique e no resto do mundo.
Boas navegações.
Estamos Juntos
P. Sandro Faedi, P. Gabriele Casadei, P. Leonel Toledo; João e Catarina