segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ordenação de Domingos Mazive

Decorreu ontem na recentemente inaugurada Igreja Paroquial de Quissico a ordenação sacerdotal do diácono Domingos Mazive.
A sua família é natural de Zavala mas Domingos Mazive nasceu no Guiúa (Inhambane) a 6 de Janeiro de 1980, onde os seus pais se encontravam a frequentar o curso para famílias de catequistas no centro catequético do Guiúa.
Entrou no Seminário de São Lucas de Inhambane em 1994 e terminou a sua formação teológica no Seminário Pio X de Maputo no ano 2007. Foi na Paróquia da Sagrada Família de Maxixe que fez o seu estágio diaconal e aí continuará a exercer o seu ministério sacerdotal.
O diacono Domingos Francisco Mazive entrou na Ordem dos Presbíteros pela imposição das mãos e pela oração de do Bispo de Inhambane, Dom Adriano Langa, que presidiu à celebração eucarística. Concelebraram muitos sacerdotes . Entre eles o Frei Elias, que em 1980, baptizou no Guiúa o jovem sacerdote. O Frei Elias não cabia em si de contente.
No final da celebração, em acção de graças, o Bispo no fim fez a sua dança habitual que empolgou a assembleia de muitos fiéis que se juntaram para assitir à ordenação. Seguiu-se o almoço e um momento de confraternização.
Com esta ordenação sacerdotal, o número de sacerdotes diocesanos de Inhambane sobe para sete. A nossa diocese está de parabéns