segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Irmã Isabel despede-se do Guiúa

Decorreu ontem no Guiúa a cerimónia de despedida da irmã Isabel. A comunidade prestou-lhe uma emotiva homenagem comparecendo em peso, organizando uma celebração muito participada com cânticos e danças e oferecendo uma prenda, como agradecimento pelo seu contributo ao longo destes quase seis anos no Guiúa. No final da celebração seguiu-se uma longa sessão de cumprimentos.
A Ir. Isabel da Costa Xavier, nasceu a 6 de Junho de 1960, em Tete. Ainda adolescente entrou nas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria.
Fez a sua Profissão religiosa e tornou-se irmã, em 1980.
Trabalhou em diferentes missões em Moçambique - Lichinga, Beira, Xai-Xai, Tete - antes de ser enviada como missionária para o Burkina Faso, África Ocidental, onde trabalhou de 1993 a 2004.
Regressada a Moçambique, foi destinada à paróquia e Centro de Promoção Humana do Guiúa. Com grande inclinação para liturgia, sobretudo cântico e dança liturgica, prestou um importante serviço na formação das comunidades cristãs para a oração litúrgica bem celebrada e inculturada. Aqui no Guiúa, dedicava-se também à formação dos catequistas e à promoção da mulher.
A alegria e simpatia são marcas da sua presença, reconhecidas por todos os habitantes do Guiúa e também por quantos se cruzaram com ela.
É agora transferida para o Maputo onde, sem dúvida, continuará a render bons serviços à nova comunidade que irá abraçar.
À irmã Isabel um imenso obrigado em nome da comunidade do Guiúa.