sábado, 1 de maio de 2010

Curso de Inserção Cultural para Missionários no Centro do Guiúa

Um grupo de 18 missionários/as recém-chegados a Moçambique está a participar no curso de inserção cultural no Centro Catequético do Guiúa. Uma experiência de formação tem como objectivo ajudar na inserção dos novos missionários na realidade sócio-cultural e religiosa de Moçambique.
Para responder à necessidade, tão sentida por parte dos novos missionários, de conhecer a realidade onde estão destinados, o Centro do Guiúa, diocese de Inhambane, organiza no início de cada ano um curso de inserção para os missionários recém-chegados a Moçambique.No passado dia 26 de Abril teve início o XIIº Curso de inserção missionária. Este curso tem como objectivo facilitar a inserção na realidade cultural, social, política e religiosa de Moçambique, com um estudo inicial da História de Moçambique e da Igreja, da Cultura e das linhas pastorais da Igreja. O curso está aberto a todas as dioceses e dura 2 semanas.Participam no curso deste ano 18 missionários de 4 continentes de 7 países diferentes. È um grupo muito diversificado não só quanto à proveniência geográfica, mas de congregação e de estados de vida: padres, irmãs e leigos/as.
Esta variedade que é uma grande riqueza, é expressão de uma nova realidade missionária: a missão é universal e não tem fronteiras. A novidade deste ano é a participação das 15 famílias de catequistas em formação no Guiúa. Além de escutar as palestras dos professores convidados, os missionários tem a possibilidade de conhecer a realidade moçambicana a partir da experiência de vida destas famílias, oriundas de vários contextos culturais. Na partilha dentro e fora da sala, o evangelizador é também evangelizado e prepara-se para inserir-se na realidade. Trata-se de conhecer o terreno onde pisa, a casa onde habita o contexto que é chamado a evangelizar: conhecer a língua e a cultura, inteirar-se do contexto sócio-político e pastoral.