sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Irmão Francesco Torta - 50 Anos ao Serviço das Missões

Hoje dia 20 de Agosto o nosso Irmão Francesco Torta celebra 50 anos da sua entrada para o Instituto da Consolata
A maior parte da sua vida Missionária passou-a no Brasil, mas antes trabalho ainda 15 anos em Itália, sua terra natal, na animação missionária, ajudando à divulgação das obras missionárias da Consolata, espalhadas por África, América do Sul e Ásia.
Foi em 1975 que partiu para a Amazónia, no Brasil, onde permaneceu na Missão de Boavista, Roraima, durante 28 anos. Desempenhou vários cargos relacionados sobretudo com a promoção humana dos índios. O projecto "Uma Vaca para o Índio” é um dos muitos troféus missionários do irmão Francisco Torta. Em 1981, iniciou este projecto para que os índios no Roraima conseguissem manter a posse das suas terras. Só com um número suficiente de cabeças de gado puderam fazer frente aos fazendeiros que impunemente deitavam mão às suas terras. Permaneceu cerca de 20 anos em Surumu, no norte do Brasil, dedicando-se à vacinação do gado que era entregue aos índios, ao encanamento das águas que vinham das serras de modo a abastecer as comunidades e à construção de diversas estruturas. Colaborou na escola para os índios, que preparava professores, enfermeiros, catequistas e dava formação agrícola.
Em 2003, regressou a Itália para colaborar na administração.
Em 2008, não resiste ao apelo missionário e pede para regressar às missões. África perfilou-se no horizonte. Partiu para Moçambique e inicialmente, aportou a Nova Mambone, Inhambane.
Em 2010, foi-lhe proposta a missão do Guiúa. Chegou em Abril e logo se envolveu nos trabalhos da comunidade. A sua boa disposição é contagiante e a vontade de trabalhar grande. As missões estão-lhe no sangue! A 20 de Agosto, aos 74 anos de vida, celebra os seus 50 de vida missionária no meio do povo do Guiúa.