terça-feira, 12 de outubro de 2010

Noviços da Consolata fazem experiência pastoral no Guiúa

Como é já tradição, os jovens em formação no Noviciado continental dos Missionários da Consolata do Maputo passaram 3 semanas na paróquia do Guiúa para um contacto directo com a missão e a pastoral.
São 13 jovens oriundos de Moçambique, África do Sul, Congo, Tanzânia e Quénia que estão a preparar-se para ser missionários da Consolata. Durante este período de formação, promovem-se iniciativas de carácter pastoral destinadas a manter os noviços em contacto com a realidade da vida, sobretudo com o ritmo e as actividades de uma missão.
Durante a sua permanência no Guiúa, os noviços mergulharam na vida quotidiana da paróquia e do centro catequético. Visitaram as comunidades cristãs ao Domingo acompanhando os missionários na celebração da Missa, durante a semana visitaram as famílias cristãs para a tradicional bênção das casas, contactaram e partilharam a sua experiência de vida e de fé com as famílias de catequistas em formação no Centro do Guiúa e com outros agentes de pastoral que frequentaram o Centro do Guiúa para encontros de formação, colaboraram com o seu trabalho manual, rezaram com a comunidade e animaram a liturgia. Tiveram tempo também para o estudo pessoal e para algumas saídas que até incluiram um refrescante mergulho nas bonitas praias de Inhambane.
Foi uma experiência agradável e enriquecedora para todos. Para os noviços foi uma ocasião de formação prática e de contacto com a missão real, para quem os recebeu, foi a confirmação de que a Missão tem futuro, pois há jovens que se querem consagrar ao seu serviço como Missionários da Consolata.