quinta-feira, 15 de abril de 2010

Casamentos no Guiúa

Nestes último anos, temos assitido a um significativo aumento no número de celebrações do sacramento do matrimónio na nossa paróquia, fruto de um trabalho de sensibilização das famílias e das comunidades cristãs. Em 2009, realizaram-se 18 matrimónios. Em 2010, esperamos superar este número. Só neste período pascal está programada a celebração de 8 casamentos nas diferentescomunidades. Sinal positivo, no ano em que a Igreja Católica em Moçambique se prepara para celebrar o Congresso Nacional da Família.
O aumento das famílias católicas que regularizam a sua situação matrimonial, é um passo muito importante na vida dos esposos mas também na vida e crescimento espiritual da comunidade. O testemunho e exemplo dado pelos casais que realizam o seu casamento canónico marcam e influenciam positivamente toda a gente.
Acontece que, como todas as noivas, o vestido é uma preocupação das jovens e também das menos jovens. Sem possibilidades de os comprar é frequente recorrer ao aluguer, com todas as despesas que isso significa, mais ainda se houver algum acidente com os vestidos.
No Guiúa, recebemos dois vestidos que têm sido emprestados àquelas que os solicitam. É com grande alegria que, na Missão do Guiúa, descobrimos mais uma maneira de participar num dia tão feliz para os noivos e para todos na comunidade.